Notícia

DIOF 22 de janeiro de 2021

Anvisa aprova uso emergencial de vacinas; Governo de Rondônia está preparado para receber imunizantes.


A avaliação e aprovação de dois protocolos vacinais de uso emergencial em tempo hábil, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marca o momento histórico, mediante ao cenário pandêmico no Brasil. Na tarde deste domingo, 17, a diretoria colegiada da Anvisa aprovou os pedidos do uso emergencial no país, das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituo Butantan com o laboratório da China, Sinovac e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme já anunciado pelo titular da pasta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rondônia está preparada para receber as vacinas liberadas pela Anvisa. A elaboração antecipada do Plano de Vacinação contra à Covid-19, mostra a seriedade e o interesse por parte do Governo do Estado em imunizar, o mais breve possível a população dos 52 municípios.

De forma antecipada, o governador, coronel Marcos Rocha determinou a compra de seringas,  com isso, o Estado possui um milhão e duzentas mil unidades em estoque. O Ministério da Saúde (MS) também disponibilizará os instrumentos, mas pensando além, o Governo, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) resolveu adquirir um estoque ainda maior.

É importante mencionar que Rondônia tem aproximadamente 1.8 milhão de habitantes, como a imunização vai acontecer em duas doses, serão necessárias, pelo menos, 3.6 milhões de seringas com aumento de mais 10%, em caso de necessidade.


Compartilhe